09/02/18 17:05

Estudantes contribuem para o uso sustentável do meio ambiente, a partir de iniciação científica na área de Geociências

Programa PIBIC-IG ultrapassa a marca de 50 bolsistas

Instituído em agosto de 2011, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Geológico (PIBIC-IG) objetiva estimular o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação dos ensinos superior e médio, por meio da realização de estudos em temas e áreas de atuação do Instituto Geológico, voltados a subsidiar a ocupação do território e o uso sustentável dos recursos naturais.

O PIBIC-IG está vinculado ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Desenvolvendo os trabalhos junto a projetos e atividades técnicas institucionais, os bolsistas do Programa têm a oportunidade de compreender o papel das ciências em apoio às necessidades humanas e de exercitar os princípios da construção e execução de estudos e pesquisas na área de Geociências.

No período entre 2011 e 2016 o Programa já concedeu 46 bolsas de iniciação científica, sendo 30 bolsas para alunos do ensino superior e 16 bolsas para estudantes do ensino médio. Discutidos em Seminários Anuais, os trabalhos e pesquisas foram publicados em Boletins do Instituto Geológico.

Caderno de Resumos reúne contribuições dos bolsistas do CNPq junto ao Instituto Geológico em 2017

A 7º edição do Seminário de Iniciação Científica (SICIG), realizada no dia 31 de maio de 2017, celebrou as comemorações dos dias do Geógrafo (29) e do Geólogo (30) e antecipou as comemorações da Semana do Meio Ambiente, cujo dia é celebrado em 05 de junho. Com uma visão multidisciplinar, o 7º SICIG contemplou uma temática moderna, de interesse de profissionais, técnicos, professores, graduandos e do público, em geral.

No total, foram apresentados 09 trabalhos que fomentaram debates sobre diversos temas na área de Geociências e Meio Ambiente. Os temas abordados nas apresentações incluíram i) monitoramento de áreas de risco; ii) caracterização de riscos geodinâmicos; iii) uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) na caracterização de eventos geodinâmicos; iv) levantamento histórico de dados de inundação; v) análise de dados pluviométricos; vi) variação da linha de costa e balanço sedimentar praial; vii) geologia sedimentar e terrenos cársticos.

Reunidas na forma de resumos simples ou expandidos, produzidos pelos próprios bolsistas, as pesquisas de iniciação científica apresentadas no 7º SICIG estão sendo disponibilizadas em um Caderno de Resumos que está disponível para consulta no site do IG e pode ser acessado AQUI.

O Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Geológico (PIBIC-IG), responsável pela coordenação e acompanhamento das atividades, espera que os interessados possam aproveitar a leitura.

Nova safra

Atualmente o PIBIC-IG conta com 9 bolsistas de iniciação científica – cinco de ensino superior e quatro de ensino médio. As pesquisas e estudos em andamento contemplam usos de geotecnologias em estudos geocientíficos e ambientais, análise e avaliação de áreas de risco e prevenção de desastres naturais associadas aos fenômenos de deslizamentos e inundações, avaliação e mapeamento de solos, rochas e relevos a partir de abordagens geológicas e geomorfológicas; e estudos hidrogeológicos associados à composição química das águas subterrâneas.

Trabalho de avaliação de índices de precipitações críticas associadas a inundações.

(Fonte de dados: Estação meteorológica E3-035 do IAG-USP)

Bolsista em trabalho de campo. (Foto de Ligia M. A. Leite Ribeiro)