11/04/2017

O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) entra em operação anualmente, no período de (01/12 à 31/03) por isso também é conhecido como “Operação Chuvas de Verão”. É coordenado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e conta com o apoio técnico do Instituto Geológico (IG), instituído por meio de Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos. Atualmente o plano abrange um total de 175 municípios em diversas regiões do estado.

O PPDC envolve ações de monitoramento dos índices pluviométricos (chuvas), previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais. O Plano está dividido em 4 níveis operacionais: OBSERVAÇÃO, ATENÇÃO, ALERTA E ALERTA MÁXIMO e para cada nível existe uma ação específica para enfrentamento da situação. O PPDC tem um caráter preventivo, com objetivo principal de evitar a ocorrência de mortes, por meio da remoção preventiva e/ou temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

Desde que foi criado em 1989 o PPDC constitui-se em um importante instrumento capaz de subsidiar as ações preventivas dos poderes públicos municipais e estadual, principalmente quando estes buscam soluções de problemas causados pela ocupação de áreas de risco. Também podem ocorrer atendimentos emergenciais a outras localidades que não possuem Planos Preventivos, tendo em vista a prevenção de acidentes, a partir do acionamento e análise do evento por parte da CEDEC e do IG.

As vistorias técnicas implicam em fazer a avaliação das áreas atingidas por escorregamentos de encosta indicadas pelas Defesas Civis Municipais (COMDECS) de forma a propor a interdição de moradias em risco iminente com necessidade de remoção de moradores. Esta atuação tem por objetivo principal preservar a vida dessas pessoas.

Na “Operação Chuvas de Verão” que se encerrou em 31 de março, foram realizados 15 atendimentos em 11 municípios (que operam os planos preventivos): Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha, Jandira, Itapevi, Vargem Grande Paulista, Caraguatatuba, Santa Branca, São Roque, São Sebastião, São Vicente e Bom Jesus dos Perdões. Além destes, por solicitação da CEDEC, o IG realizou também vistorias em Águas de Lindóia, Vargem Grande do Sul e Santa Branca para atender demandas do Ministério Público ou da Justiça. Como balanço final dos atendimentos realizados constatou-se:

– interdição temporária de 55 casas;

– remoção preventiva de 220 pessoas;

– interdição definitiva de 14 moradias;

– remoção definitiva de 56 pessoas.

Para mais informações acesse o site da Defesa Civil: (http://www.defesacivil.sp.gov.br/)