24/07/2015

331 Consema_01Durante a 332ª reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), realizada no dia 21 de julho de 2015, Ricardo Vedovello, Diretor Geral do Instituto Geológico (IG), apresentou o panorama da Serra do Mar e como enfrentar os recorrentes eventos extremos que causam sérios prejuízos ao meio ambiente. Um dos eixos temáticos em geociências em que o IG mais atua é a prevenção de desastres naturais, para isso, trabalha em uma estratégia integrada de prevenção e de resposta a desastres ambientais, realizando também mapeamento e monitoramento de áreas de risco.

O Diretor explicou rapidamente o funcionamento dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), da Subcomissão Especial para Restauração da Serra do Mar (CERSM) e do Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e Redução de Riscos Geológicos (PDN). Também destacou a necessidade de equilibrar a capacidade do Estado de trabalhar com desastres naturais e garantir desenvolvimento sustentável das áreas de preservação, por meio de um trabalho de integração com outros órgãos e secretarias estaduais, ressaltando o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, como um bom exemplo de integração de políticas setoriais.

Durante a reunião a secretária Patrícia Iglecias apresentou o Panorama da Agenda Paulista de Mudanças Climáticas, que será levada à COP 21, a grande conferência internacional que será realizada no fim do ano em Paris, cuja agenda é chegar a um acordo global sobre mudanças do clima, para entrar em vigor em 2020.

Assista ao vídeo da apresentação AQUI