12/11/2018

No dia 6 de dezembro, o Instituto Geológico (IG), da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), da Casa Militar do Governo de São Paulo, promoverão o: “X Seminário Estratégias para Redução de Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo”. O evento será realizado no Espaço de eventos “Márcia Maria Rebouças” do Instituto Biológico, Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana, São Paulo, SP, a partir das 8h30.

O seminário tem como objetivo avaliar estratégias e ações de redução de risco e desastres desenvolvidas em 2018, em diferentes níveis governamentais. Serão enfatizadas as relações da gestão de risco de desastres em barragens, o mapeamento de risco participativo e o avanço de aplicações tecnológicas.

Espera-se que as instituições participantes estabeleçam uma agenda de trabalho e de aprofundamento dos temas do evento, em especial, a melhoria e compartilhamento de informações, o entendimento de conceitos e métodos de mapeamento de risco e suas relações com as mudanças climáticas, em busca do fortalecimento dos vínculos institucionais e da melhoria da gestão de risco de desastres nos próximos anos.

Ainda durante o seminário haverá assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre Secretaria do Meio Ambiente – Instituto Geológico e Casa Militar – Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil; assinatura de resolução conjunta que trata sobre a Segurança de Barragens de Mineração e de Transformação Mineral no Estado de São Paulo; e o anúncio da assinatura do contrato para avaliação e mapeamento de risco (escalas regional e local) de parte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP – trechos norte/ oeste/ sudoeste/ sudeste) e do Litoral Norte.

O evento é aberto aos interessados no tema, com foco em servidores públicos municipais e estaduais da área de gestão de risco e desastres, acadêmicos, sociedade civil organizada e setor empresarial.

Confira a programação preliminar CLICANDO AQUI.

para se inscrever no evento CLIQUE AQUI.