19/10/2015

No período de 13 a 15 de outubro de 2015 o Instituto Geológico (IG) ministrou o 1º Curso de “Percepção de Perigos e Riscos Geológicos Voltado aos Agentes de Saúde do Município de Campos do Jordão (SP)”.

Este curso foi oferecido como mais uma atividade complementar ao Mapeamento das Áreas de Risco realizado pelo IG, no ano passado, e permitiu aos profissionais municipais a construção da percepção de risco por meio do contato com os conceitos ligados a Perigos e Riscos Geológicos (1º dia), da atividade de campo (2º dia) e do estudo da aplicação direta desse conhecimento nas atividades profissionais (3º dia).

O principal objetivo desta atividade é fornecer subsídios básicos para que esses profissionais possam desenvolver habilidades e competências voltadas ao enfrentamento dos desastres naturais, especialmente nas comunidades situadas em áreas de risco.

A capacitação das comunidades e das equipes municipais em percepção de risco é uma das ações postuladas pelo Decreto Estadual nº 57.512/11 (Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e Redução de Riscos Geológicos – PDN) e pela Lei Federal nº 12.608/12 (Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDC) que objetivam o desenvolvimento sustentável e maior resiliência dos municípios frente aos desastres naturais.

A equipe do Instituto Geológico responsável pelo curso foi composta pelo Geógrafo Rogério Rodrigues Ribeiro, pela Geóloga Maria José Brollo, pelo Especialista Ambiental Eduardo de Andrade e pela Educadora Ambiental com ênfase em Geociências Márcia Vieira Silva. Esta realização contou também com o apoio da Defesa Civil Municipal (COMPEC), da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Educação de Campos do Jordão, da Coordenadoria Regional de Defesa Civil (REPDEC) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEPDEC).