27/05/2014

 

 

No período de 21 a 23 de maio de 2014 o Instituto Geológico ministrou o Curso de “Percepção de Perigos e Riscos Geológicos” para diretores e coordenadores pedagógicos da rede de ensino de Campos do Jordão (SP). 

Este curso foi oferecido como etapa de conclusão do Mapeamento das Áreas de Risco realizado no município e permitiu aos profissionais municipais a construção da percepção de risco por meio do contato com os conceitos ligados a Perigos e Riscos Geológicos (1º dia), atividade de campo (2º dia) e o estudo da aplicação direta desse conhecimento nas atividades curriculares (3º dia). Participaram desta atividade profissionais de algumas escolas da rede municipal, desde a educação infantil até o ensino fundamental II. Como resultado imediato pode ser utilizada a manifestação de uma das diretoras de escola localizada próxima a uma área de risco, no momento da avalição do curso: “Na segunda feira, quando eu entrar na escola, eu terei um novo olhar sobre os meus alunos que moram em áreas de risco”.

A capacitação das comunidades e das equipes municipais em percepção de risco é uma das ações postuladas pelo Decreto Estadual nº 57.512/11 (Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e Redução de Riscos Geológicos – PDN) e pela Lei Federal nº 12.608/12 (Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDC) que objetivam o desenvolvimento sustentável e maior resiliência dos municípios frente aos desastres naturais.

A equipe do Instituto Geológico responsável pelo curso foi composta pelo Geógrafo Rogério Rodrigues Ribeiro (coordenador do curso), do Especialista Ambiental Eduardo de Andrade, da Geógrafa Francisneide Soares Ribeiro, da Geóloga Maria José Brollo, e do Tec. de Apoio Valentim dos Santos. Esta realização contou também com o apoio da Defesa Civil Municipal,da Secretaria Municipal de Educação de Campos do Jordão e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).

CLIQUE AQUI para visualizar o artigo científico “A REDUÇÃO DOS RISCOS DE DESASTRES COMEÇA NA ESCOLA: ESTUDO DE CASO EM CAMPOS DO JORDÃO (SP)”, apresentado no 15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, realizado em Bento Gonçalves/RS em 2015.