12/03/18 14:23

Áreas de risco no Litoral Norte e no Vale do Paraíba foram avaliadas pelo Instituto Geológico

No mês de fevereiro, na passagem do 22 para o dia 23 o Município de Ubatuba foi atingido por fortes chuvas que geraram volumes acumulados de 300 mm em 72 h. No dia 23 foram realizados atendimentos emergenciais em dois bairros. No bairro Sesmaria foi registrado 1 óbito em decorrência de escorregamento que atingiu algumas moradias em duas áreas, e no bairro de Enseada duas outras áreas também foram atingidas por escorregamento, ferindo 1 pessoa. A Prefeitura Municipal e a Defesa Civil Estadual prestaram apoio aos moradores.

No dia 27, uma outra equipe realizou vistoria técnica no Distrito Catuçaba, Município de São Luiz do Paraitinga, que foi severamente afetado por uma forte precipitação pluviométrica ocorrida no fim da tarde do dia anterior (26/02), cujo acumulado de três horas foi medido em 139 mm. Ocorreram enchentes, inundações e solapamento de margens ao longo do Ribeirão do Chapéu e de seus tributários. No centro do Distrito foram atingidas ruas e aproximadamente 150 moradias, que nos casos mais extremos o nível da água ultrapassou 1,5 m. A Prefeitura Municipal e a Defesa Civil Estadual prestaram apoio aos moradores.

Já no mês de março, nos dias 07 e 08 foram realizadas vistorias emergenciais no Município de Bananal, que foi atingido por fortes chuvas ocorridas nos primeiros dias do mês, tendo sido registrado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil um acumulado de aproximadamente 70 mm em três horas. Estas chuvas deflagraram diversos escorregamentos em taludes naturais, de corte e aterros, alguns dos quais atingiram moradias e vias.

No Município de Areias, o acumulado de chuva de 175 mm em 72 horas deflagrando escorregamentos de taludes de corte em diversos pontos do Município. Como resultado das vistorias, além de outras recomendações, foi indicada a interdição preventiva de 8 moradias durante o período chuvoso.

CLIQUE AQUI e veja como foi a análise de risco emergencial em São Sebastião e Ilhabela.

CLIQUE AQUI e saiba como foi o atendimento em Monteiro Lobato.

CLIQUE AQUI e veja o balanço parcial de atendimentos da Operação Chuvas de Verão 2017-2018.

Maiores informações:

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC)