Esse será o tema de palestra a ser proferida pelo pesquisador Cláudio José Ferreira no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, no dia 01 de junho de 2006, quinta-feira, as 16:00h, promovida pelo Departamento de Geofísica. O saibro constitui um dos bens minerais mais explorados nas últimas décadas no Litoral Norte do Estado de São Paulo. Ainda que seja um bem mineral abundante e não requeira tecnologia sofisticada para sua produção, seu aproveitamento desordenado ocasionou, nas últimas décadas, grave degradação ambiental. As áreas degradadas pela mineração depreciam o patrimônio paisagístico da região com vocação turística, oferecem perigos à população, à equipamentos e ao meio ambiente relacionados à movimentos de massa e veiculação hídrica e consistem num fator impeditivo à atividade econômica de mineração. A abordagem do estudo busca aliar informações geológicas-geotécnicas (caracterização do potencial mineral, avaliação dos perigos geológicos e risco a pessoas e bens e qualificação do grau de degradação dos sítios minerados) com o papel dos diversos setores sociais envolvidos na questão.