22/10/2014

 

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2014 o Instituto Geológico (IG) ministrou o 2º Curso de “Percepção de Perigos e Riscos Geológicos” para os profissionais da rede de ensino de Campos do Jordão (SP), na sede da Secretaria Municipal de Educação.

O curso foi oferecido como atividade complementar ao Mapeamento das Áreas de Risco realizado pelo IG e entregue em cerimonia na Câmara Municipal, em maio deste ano. Esta atividade permitiu aos profissionais participantes (da educação infantil e do ensino fundamental) a construção da percepção de risco por meio do contato com os conceitos ligados a Perigos e Riscos Geológicos (1º dia), e da aplicação prática dos conteúdos em atividade de campo realizada no bairro Santo Antônio (2º dia).

O principal objetivo desta atividade é fornecer subsídios básicos para que esses profissionais possam desenvolver habilidades e competências voltadas ao enfrentamento dos desastres naturais, especialmente em comunidades escolares situadas em áreas de risco.

A capacitação das comunidades e das equipes municipais em percepção de risco é uma das ações postuladas pelo Decreto Estadual nº 57.512/11 (Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e Redução de Riscos Geológicos – PDN) e pela Lei Federal nº 12.608/12 (Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDC), que objetivam o desenvolvimento sustentável e maior resiliência dos municípios frente aos desastres naturais. O primeiro curso de Percepção de Riscos voltados aos profissionais da educação do município foi realizado no período de 21 a 23 de maio de 2014.

A equipe do Instituto Geológico responsável pelo curso foi composta pelo Pesquisador Rogério Rodrigues Ribeiro, pelo Especialista Ambiental Eduardo de Andrade e pelo Técnico Daniel Rodrigues de França. Esta realização contou também com o apoio da Defesa Civil Municipal, da Secretaria Municipal de Educação de Campos do Jordão e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).