O Núcleo Curadoria do Acervo Histórico foi criado em 2010 com o objetivo de identificar, organizar, descrever, preservar e divulgar o acesso às informações de uma importante documentação relativa aos estudos geocientíficos que nortearam a ocupação do solo no Estado de São Paulo. O arquivo abrange o período entre 1886 e 1975 e seu objetivo maior é permitir o fácil acesso às informações contidas na documentação para pleno uso dos cidadãos e dos pesquisadores. Os documentos foram divididos em fundos que representam as alterações estruturais pelas quais passou ao longo do tempo, desde quando era a Comissão Geográfica e Geológicas (CGG), até se tornar o atual Instituto Geológico (IG). Os fundos existentes são: Fundo Comissão Geográfica e Geológica – FCGG (1886-1931), Fundo Instituto Astronômico e Geográfico – FIAG (1931-1935), Fundo Departamento Geográfico e Geológico – FDGG (1935-1938), Fundo Instituto Geográfico e Geológico (1938-1975). Os principais documentos são referentes ao final do século XIX e início do XX do FCGG, englobando os gêneros cartográfico, bibliográfico, administrativo e fotográfico e equipamentos de trabalho.

Linhas de Pesquisa: Estamos desenvolvendo uma pesquisa na área de História Oral com depoimentos dos antigos funcionários do Instituto Geológico com o objetivo de complementar a documentação do arquivo. Realizamos pesquisas na área de conservação e restauração e, também, na área de divulgação a fim de encontrar métodos e maneiras de fazer o acervo ser conhecido pelo maior número de público possível, sobretudo, as escolas

Ações em andamento: Neste momento, o IG está propondo uma ação colaborativa com as instituições oriundas da antiga Comissão Geográfica e Geológica para a criação de um banco virtual reunindo toda a documentação da CGG em comemoração aos seus 125 anos. Já realizamos a desmetalização dos documentos e, agora, estamos trabalhando na higienização e acondicionamento do acervo.

CLIQUE AQUI para visualizar os termos uso dos documentos do Acervo Histórico.