O Núcleo de Análises Geológicas realiza pesquisas sobre classificação e identificação de águas, sedimentos, minerais, rochas e solos, executando análises sedimentológicas e ensaios em mecânica de solos e de rochas, a preparação e tratamento mecânico e químico de rochas, sedimentos e solos para estudos geológicos, geotécnicos e paleontológicos, além de análises físico-químicas de águas e materiais geológicos em geral.

Linhas de Pesquisa: Ensaios aplicados em Estudos de Prevenção de Desastres Naturais, Comportamento de Solos Tropicais (colapsíveis, expansivos, compressíveis, etc.).

Ações em andamento: O Laboratório de Análises Geológicas executa análises granulométricas de rochas sedimentares, solos e sedimentos, que envolve as seguintes etapas de ensaio: quarteamento, desagregação, teor de umidade, pipetagem, sifonação, filtração, secagem, peneiramento, análises e elaboração de gráficos. Além disso, realiza-se corte de amostras de rochas em serra diamantada para preparação de lâminas delgadas, preparação para análises de microfósseis, análises de pH, Eh, condutividade elétrica e ensaios de geotecnia para caracterização de solos (análise granulométrica conjunta e Limites de Atterberg – limites de liquidez e plasticidade), além de ensaios geotécnicos específicos (resistência ao cisalhamento, permeabilidade, adensamento, curva de retenção de água). O laboratório está preparado para atender demandas de projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Instituto Geológico ou em parcerias com outras Instituições. Além disso, a atual infra-estrutura do laboratório possibilita também atender demandas externas.