O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Geológico (PIBIC-IG) é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. No Instituto Geológico o PIBIC é mantido por três modalidade de bolsas: CNPq e FAPESP.

CNPq: o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. O bolsista é contemplado através de seleção pública de acordo com cota institucional estipulada anualmente pelo CNPq.

FAPESP: o bolsista é contemplado através de solicitação do orientador junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Na avaliação da FAPESP são considerados o desempenho acadêmico do candidato, evidenciado pelo histórico escolar, mérito do projeto de pesquisa e currículo do orientador. Procure um pesquisador científico do IG para o desenvolvimento de um projeto de Iniciação Científica.

 

Maiores informações

Links