O Instituto Geológico (IG) oferece e promove o intercambio de informações e conhecimentos de natureza técnica e/ou científica, em suas unidades, visando o treinamento de profissionais e estudantes no desenvolvimento de estudos e pesquisas em áreas de interesse da Instituição por meio do “Programa de Formação e Capacitação de Recursos Humanos nas Áreas de Geociências, Biodiversidade e Meio Ambiente” (Decreto Estadual nº 61.250, de 30 de abril de 2015). O serviço voluntário não se enquadra neste programa.

Os estágios oferecidos IG estão a cargo de diferentes instâncias, de acordo com a sua natureza. Sendo assim, há aqueles subordinados diretamente às instâncias de pesquisa científica, e as demais categorias de estágios estão subordinadas as instâncias administrativas do IG.

O IG recebe estagiários estudantes e bolsistas provenientes de Universidades públicas ou particulares, nacionais ou estrangeiras, e outras instituições de ensino e pesquisa, visando à formação e capacitação de recursos humanos. O IG contribuiu para o aperfeiçoamento de estudantes, por meio de oferecimento de estágios obrigatórios e não-obrigatórios, observadas as normas da Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

O IG promove estágio profissional através do intercambio e cooperação com Universidades, Instituições de Ensino Superior, Institutos de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Tecnológico, nacionais e estrangeiros, visando a formação e capacitação de recursos humanos.

A contratação de estagiário também pode ser feita por concurso público através do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE. O Edital e as informações adicionais estão disponíveis no site: www.ciee.org.br.

 CATEGORIAS DE ESTÁGIOS

O Programa de Formação e Capacitação de Recursos Humanos do Instituto Geológico é destinado para Estágios dos seguintes indivíduos em treinamento:

1) estudantes: de nível médio, superior e pós-graduandos vinculados a Universidades públicas ou particulares, nacionais ou estrangeiras, e outras instituições de ensino, bolsistas ou não-bolsistas;

2) profissionais: vinculados a Universidades, Instituições de Ensino Superior, Institutos de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Tecnológico, nacionais e estrangeiros.