Título: Zoneamentos geotécnicos aplicados à gestão ambiental, a partir de Unidades Básicas de Compartimentação – UBCs.

Coordenador: Ricardo Vedovello (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Geotecnia e Meio Ambiente

Equipe: Ricardo Vedovello

Período: 1/1/1996 – 12/1/2000 (concluído)

Descrição: Projeto de capacitação – Tese de Doutoramento. Apresenta-se uma estrutura metodológica para a realização de cartografia geotécnica com vistas a sua aplicação plena em estudos e atividades de gestão ambiental. A partir do cenário de gestão ambiental e das características gerais da cartografia geotécnica, identifica-se o zoneamento geotécnico como o formato de representação cartográfica mais adequado para a representação de informações geológico-geotécnicas.
A obtenção de zoneamentos geotécnicos é estruturada em três etapas básicas: compartimentação fisiográfica dos terrenos; caracterização geotécnica; e cartografia temática final ou de síntese. O caráter fisiográfico da etapa de compartimentação dos terrenos e a utilização de procedimentos sistemáticos de foto-interpretação permite a determinação de Unidades Básicas de Compartimentação (UBCs) que constituem a base para a determinação de unidades geotécnicas. Os procedimentos operacionais contemplados nas três etapas permitem uniformizar a elaboração de produtos geotécnicos com caráter de avaliação de áreas naturais sobre as fragilidades e potencialidades do terreno. Possibilita, ainda, a adaptação dos procedimentos para a avaliação de áreas antropizadas. A aplicação do método em áreas do litoral do Estado de São Paulo e na Região Metropolitana de Campinas, permitiu verificar sua operacionalidade e eficiência na oBtenção de zoneamentos geotécnicos, voltados a subsidiar o planejamento e o gerenciamento dos espaços e recursos naturais.
Orientação: Prof. Dr. Juércio Tavares de Mattos (IGCE – UNESP).

Fonte de Financiamento:

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

VEDOVELLO, R. & MATTOS, J. T. de – 1998. A utilização de unidades básicas de compartimentação (UBCs) como base para definição de unidades geotécnicas. Uma abordagem a partir de sensoriamento remoto. In: ABGE/UFSC/Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica, 3. Florianópolis, SC. Anais (CD-ROM).

VEDOVELLO, R. – 2000. Zoneamentos geotécnicos aplicados à gestão ambiental a partir de unidades básicas de compartimentação – UBCs. Rio Claro (SP); 2000. [Tese de Doutoramento – Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP]. 154p.

SOUZA, C.R. de G. & SOUZA, A. P. – 2002. O Escarpamento Estrutural Furnas, SP/PR – Raro Sítio Geomorfológico Brasileiro. In: Schobbenhaus, C. ; Campos, D. de A.; Queiroz, E.T. de; Winge, M. & Berbert-Born, M.L.C. Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. DNPM/CPRM/SIGEP, Brasília. p. 299-306.

VEDOVELLO R. (2008) Análise comparativa da técnica de compartimentação fisiográfica de terrenos, por sensoriamento remoto e com a obtenção de unidades básicas de compartimentação fisiográfica de compartimentação (UBCs), em três diferentes regiões do estado de São Paulo. Ipojuca, PE. In: 12º CBGE – Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, Ipocuca, PE, 23 a 27 de novembro de 2008. Anais…, CD-ROM.