Título: Tufas da Serra do André Lopes (SP): distribuição, gênese e implicações paleoclimáticas

Coordenador: William Sallun Filho (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Levantamentos Geológicos

Equipe: William Sallun Filho, Ivo Karmann (IGc-USP), Paulo César Boggiani (IGc-USP), Luis Henrique Sapiensa Almeida (IGc-USP)

Período: 11/1/2008 – (em andamento)

Descrição: Depósitos de tufa, de idade possivelmente quaternária, ocorrem na Serra do André Lopes, no Vale do Ribeira (SP), associados a sistema cárstico desenvolvido sobre rochas carbonáticas proterozóicas. A origem da deposição da tufa se deve à associação entre ao alto teor de carbonato de cálcio dissolvido nas águas e à atividade biológica. No Brasil a deposição ativa e antiga de tufa é pouco comum e muitas vezes os depósitos são explorados economicamente. Na Serra de André Lopes são conhecidas duas localidades de tufa, descritas em projetos de mapeamento geológico, que descreveram de forma sucinta e indicaram uma idade quaternária, sem datações absolutas. Pretende-se com este projeto obter apoio para o estudo geológico das tufas da Serra do André Lopes, objetivando o mapeamento geológico, a proposição da unidade, o estudo da gênese, das condições paleoambientais, da relação com o sistema cárstico, a determinação da idade dos depósitos, correlações com outros depósitos e o estabelecimento os padrões de variação paleoclimática para o período de deposição. Para o estudo dos depósitos de tufa serão realizados trabalhos de campo, com coleta de amostras, levantamento de seções e mapeamento geológico, e trabalhos de laboratório, tais como análise textural, mineralógica e geoquímica e datação absoluta por radiocarbono. Face aos poucos estudos sobre as tufas da Serra do André Lopes, um dos resultados do presente projeto será a obtenção de informações paleoclimáticas e paleoambientais especialmente pelo uso de indicadores isotópicos e geoquímicos, além dos fósseis e geocronologia.

Fonte de Financiamento: FAPESP

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

SALLUN FILHO, W. ; UTIDA, G. ; FITTIPALDI, F.C. 2009. Gastrópodes fósseis em tufas quaternárias da Serra do André Lopes (SP). In: PALEO SP 2009, 2009, Guarulhos. Boletim de resumos. Guarulhos : UNG, 2009. p. 41.

BOGGIANI, P. C., TREVELIN, A. C., SALLUN FILHO, W., OLIVEIRA, E. C., ALMEIDA, L.H.S. 2011. Turismo e conservação de tufas ativas da Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul. Pesquisas em Turismo e Paisagens Cársticas, v.4, p.55 – 63.
Disponível em: http://www.sbe.com.br/ptpc/tka_v4_n1_055-063.pdf

SALLUN FILHO, W. ; ALMEIDA, L.H.S. ; KARMANN, I. ; BOGGIANI, P. C. . Paleoclimatic records of quaternary tufa in the Serra do André Lopes karst, southeastern Brazil. In: XVIII INQUA Congress, 2011, Bern. Abstracts, 2011. p. ID-1319- ID-1319. Disponível em: http://www.inqua2011.ch/?a=programme&subnavi=abstract&id=1319.

SALLUN FILHO, W.; ALMEIDA, L.H.S. ; TORRESI, B. F. ; GOUVEIA, F. R. N. ; PERSON, A. L. . Caverna do Rio Fria (SP-40) revisitada 100 anos depois de Krone: história e geologia de uma caverna formada pelo crescimento de tufa. Espeleo-Tema (São Paulo), v. 22, p. 7-23, 2011, Disponível em: http://www.sbe.com.br/espeleo-tema/espeleo-tema_v22_n1_007-023.pdf