Título: Subsídios técnicos ao Plano Diretor de drenagem do município de Guarulhos

Coordenador: Hélio Nobile Diniz (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Recursos Hídricos Subterrâneos e Meio Ambiente

Equipe: Jair Santoro, Victor Hugo Alves da Silva, Sonia Emi Tanaka, Karina Martins Faria, Vivian Citelli de França (Instituto Geológico); Edílson Pissato (Prefeitura Municipal de Guarulhos); Adilson Peloggia, Charles Aurélio de Souza Soares (Universidade de Taubaté). Parceria: Instituto Geológico/SMA – Prefeitura Municipal de Guarulhos. Colaboração: Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté.

Período: 1/9/2003 – 1/3/2004 (concluído)

Descrição: Este projeto tem por objetivo fornecer subsídios técnicos para a retenção do excedente hídrico das águas precipitadas, promovendo a infiltração nos solos das bacias hidrográficas dentro da área do Município de Guarulhos. As técnicas que serão desenvolvidas trarão benefícios à macro-drenagem, oferecendo aumento da disponibilidade hídrica subterrânea através do aumento da taxa de recarga natural. O município de Guarulhos está localizado em uma área de elevada quantidade de precipitação hídrica, porém a água escoada superficialmente não fica no município. O aporte de água nas épocas das chuvas passa a provocar problemas de inundaçõe. Embora exista excedente hídrico no Município de Guarulhos, somente 11% do abastecimento público é realizado através de fontes próprias do município. Conseguem-se distinguir dois tipos de aqüíferos em Guarulhos – aqüífero sedimentar São Paulo, permeável por porosidade granular, e aqüífero fraturado Cristalino, permeável por porosidade de fissuras. Essa pesquisa contou com determinações de campo de infiltração de água na Sub-bacia do Ribeirão das Lavras, coleta de amostras de solo para determinação de parâmetros geotécnicos de laboratório que caracterizassem o solo quanto às suas propriedades de absorção das águas das chuvas. Conclui-se que os aqüíferos não recebem o aporte de água de recarga, devido às deficiências de infiltração. Assim sendo, o represamento e posterior infiltração direta nos aqüíferos, utilizando métodos de recarga artificial, seria a melhor alternativa para manter a água precipitada nas sub-bacias hidrográficas.

Fonte de Financiamento: FAPESP

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho