http://igeologico.sp.gov.br

01/12/11 10:56

Sistema Gerenciador de Informações sobre Riscos Geológicos no Estado de São Paulo (SGI-RISCO-IG)

Título: Sistema Gerenciador de Informações sobre Riscos Geológicos no Estado de São Paulo (SGI-RISCO-IG)

Coordenador: Antonio Carlos Moretti Guedes (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Geoprocessamento; Geotecnia e Meio Ambiente

Equipe: Antonio Carlos Moretti Guedes, Maria José Brollo e Francisneide Soares Ribeiro

Período: 06/2010 – A ATUAL (em andamento)

Descrição: O SGI-RISCOS-IG é uma ferramenta web mapping com possibilidade de visualização, consulta e edição de dados relacionados a mapeamento de áreas de riscos e a vistorias técnicas em áreas de risco.

A gestão e tomada de decisões a respeito de desastres e riscos associados pode ser otimizada por meio do SGI-RISCOS-IG, uma poderosa ferramenta de gerenciamento de risco por órgãos estaduais estratégicos, como o Instituto Geológico e parceiros (Gabinete do Governo do Estado, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil da Casa Militar, Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria da Habitação, Prefeituras Municipais, Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, entre outras). Além disso, este sistema é o embrião a ser utilizado no “Projeto Transporte Sustentável –Programa de Transporte, Logística e Meio Ambiente”, financiado pelo Banco Mundial, com período de execução de 2013-2018.

Conteúdo do Sistema: Estão inseridos neste sistema dois tipos de dados:

a) mapeamento de áreas de riscos de municípios do Estado de São Paulo, elaborados pelo Instituto Geológico desde 2005. Contém as seguintes informações: ficha de campo de escorregamentos, de inundações, de solapamento de margem de drenagem;

b) Atendimentos emergenciais em áreas de risco relacionados a operação de Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC), elaborados pelo Instituto Geológico desde 1998. Contém as seguintes informações: Relatório de Informe Técnico, Relatório de Vistoria Técnica e Relatório de Recomendações.

Fonte de Financiamento: Instituto Geológico

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho.