Título: Sistema Gerenciador de Informações sobre Riscos Geológicos no Estado de São Paulo (SGI-RISCO-IG)

Coordenador: Antonio Carlos Moretti Guedes (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Geoprocessamento; Geotecnia e Meio Ambiente

Equipe: Antonio Carlos Moretti Guedes, Maria José Brollo e Francisneide Soares Ribeiro

Período: 06/2010 – a atual (atividade contínua)

Descrição: O Sistema Gerenciador de Informações sobre Riscos Geológicos no Estado de São Paulo – SGI-RISCOS-IG foi desenvolvido pelo Instituto Geológico (IG) no âmbito do Programa Institucional de Gestão de Riscos e Prevenção de Desastres Naturais para permitir uma gestão integrada do tema e subsidiar decisões de órgãos estaduais e municipais.

Organiza, padroniza e disponibiliza os resultados de dois tipos de avaliações de risco a eventos geodinâmicos (escorregamento, inundação, erosão e solapamento) executados pelo Instituto Geológico:

  1. a) mapeamento de áreas de risco de municípios;
  2. b) pareceres técnicos de atendimentos emergenciais de situações de risco.

A partir da avaliação de outros Sistema Gerenciadores de Informação desenvolvidos em diferentes áreas do IG, em diversos formatos, optou-se pelo uso da plataforma proprietária da Environmental Systems Research Institute – ESRI, já existente no instituto. As informações são armazenadas em um Banco de Dados de código aberto PostgreSQL, que se relaciona com o ambiente de mapas do Sistema – ArcGIS for Server Enterprise Advanced – utilizando o cartucho espacial (ST_Geometry). As informações de risco (poligonais e pontuais) são publicadas como web services no ambiente ArcGIS for Server. A ferramenta de desenvolvimento Microsoft Silverlight foi utilizada para a programação e customização de funcionalidades de navegação, controle e manipulação de mapas, uma avançada administração de usuários, pesquisa espacial e por atributos, entrada e edição de dados espaciais e alfanuméricos.

Prêmio: Projeto do Instituto Geológico recebe o primeiro prêmio no MundoGEO#Connect 2015, na categoria Gestão Pública.

Fonte de Financiamento: Instituto Geológico

Trabalhos publicados: 

GUEDES, A.C.M.; BROLLO, M.J.; RIBEIRO, F.S. 2014. Sistema Gerenciador de Informações de Riscos do Instituto Geológico (SGI-RISCO-IG). In: LAUC2014 – ESRI Latin America User Conference, Campinas, SP, 25 a 26 de setembro de 2014. Boletim de Resumos. Disponível em : http://bit.ly/2AgZYKz

GUEDES, A.C.M.; BROLLO, M.J.; RIBEIRO, F.S.; GOMES, R.L.O.; PEINADO, M.E.; ALMEIDA, T.W.B. 2015. Sistema Gerenciador de Informações sobre Riscos Geológicos no Estado de São Paulo (SGI-RISCOS-IG): geotecnologia como subsídio para tomada de decisões em cenários de risco de desastres naturais. In: SBG, Simpósio de Geologia do Sudeste, 14, Campos do Jordão-SP, 26 a 29 de outubro de 2015, Anais…, CD-ROM. Disponível em: http://bit.ly/2xn2oJk