Título: Sistema de informações georeferenciadas da mineração na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba

Coordenador: Hélio Shimada (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Recursos Minerais e Meio Ambiente

Equipe: IG/SMA: Hélio Shimada, Sônia A. A. Nogueira, Márcia M. N. Pressinotti, Antônio Carlos M. Guedes; CETESB (Agência de Sorocaba): Ghandi P. Fraga, Fabíola M.G. Ribeiro, Pilar M.P. Lopes.

Período: 12/19/2003 – (em andamento)

Descrição: O objetivo geral do projeto é estruturar e implantar um instrumento de racionalização e agilização dos procedimentos de licenciamento, fiscalização e monitoramento dos empreendimentos minerários localizados na Bacia do Rio Sorocaba. Como objetivos específicos, podem ser elencados: (1) Desenvolvimento de um Sistema de Informações georeferenciadas sobre a atividade minerária, em ambiente computacional, com ferramentas de visualização, consulta e análise temática dos parâmetros e etapas dos processos de licenciamento ambiental, (2) Identificação e avaliação de áreas críticas quanto à atividade minerária, com base em critérios como concentração, adensamento, proximidade de áreas urbanas e de Unidades de Conservação, dentre outras e (3) Capacitação das equipes técnicas envolvidas nas tecnologias obtidas e no uso do sistema estruturado, visando a otimização da operação do Sistema, após sua implantação, mediante treinamento dos profissionais ligados ao SEAQUA.

Fonte de Financiamento: FEHIDRO

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

GUEDES, A.C.M.; PRESSINOTTI, M.M.N.; FERREIRA, C.J.; NOGUEIRA, S.A.A.; SHIMADA, H. & 2009. Sistemas Gerenciadores de Informação Geoambiental aplicados à gestão da atividade mineral. In: Simpósio de Geologia do Sudeste, XI, Águas de São Pedro, SP, 14 a 17/10/2009, Sociedade Brasileira de Geologia. Anais…, p. 104.