http://igeologico.sp.gov.br

02/01/06 00:00

Ritmo climático e risco socioambiental: estudo geográfico do clima aplicado à prevenção de desastres em Ubatuba-SP

Título: Ritmo climático e risco socioambiental: estudo geográfico do clima aplicado à prevenção de desastres em Ubatuba-SP

Coordenador: Renato Tavares (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Climatologia e Meio Ambiente

Equipe: Francisco Assis Mendonça (UFPR)

Período: 1/2/2006 – (em andamento)

Descrição: Projeto de capacitação – Tese de doutorado em desenvolvimento na área de Geografia, sob orientação do Prof. Dr. Francisco Assis Mendonça (UFPR). O estudo trata da problemática dos desastres naturais no município de Ubatuba-SP, associando a análise do ritmo e das mudanças climáticas à vulnerabilidade e risco socioambiental. Parte-se de séries históricas de dados climáticos e observações de campo, para a análise rítmica e a proposição de mapeamento climatológico, aliando a concepção geossistêmica à aplicação de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Propõe-se definir indicadores climáticos para a caracterização espacial do fenômeno e suas repercussões no território, quanto à probabilidade de risco associado à chuva e suas conseqüências nas áreas de ocupação humana.

Fonte de Financiamento: IG/SMA

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

TAVARES, R. 2006. Ritmo climático e risco socioambiental: estudo geográfico do clima aplicado à prevenção de desastres em Ubatuba-SP. In Revista Eletrônica Geografar, v.2. Curitiba: UFPR, p.62.

MENDONÇA, F.A., ESTEVES, C.J.O., TAVARES, R. 2007. Risco e vulnerabilidade socioambiental em ambiente litorâneo na porção meridional do Brasil. In XI Encuentro de Geógrafos de América Latina. Bogotá D.C. Colômbia: Universidad Nacional de Colômbia, 11p.

TAVARES, R., MENDONÇA, F.A., SANT’ANNA NETO, J.L., TOMMASELLI, J.T.G. 2007. Mudanças climáticas no município de Ubatuba-SP: análise decenal da freqüência e intensidade pluviométrica de 1971-1999. In XII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Natal: UFRN, 2007. 21p.