Título: Propriedades Texturais de Dunas Fósseis Quartenárias da Amazônia

Coordenador: Alethéa Ernandes Martins Sallun (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Levantamentos Geológicos

Equipe: Alethéa Ernandes Martins Sallun (IG), José Maria Azevedo Sobrinho (IG), Arnaldo Carneiro Filho (INPA), Kenitiro Suguio (IGc-USP), Aluisio da Silva Ramos (IG/IGc-USP)

Período: 7/1/2008 – 6/30/2010 (em andamento)

Descrição: No Quaternário, que compreende o período atual até 2,6 milhões de anos passados, sucederam-se vários episódios de variações climáticas e movimentações tectônicas acompanhadas por oscilações relativas do nível do mar e estágios glaciais. Durante o Pleistoceno Tardio os ecossistemas brasileiros passaram por diversas mudanças ambientais, influenciados pelo resfriamento global e pelo aumento gradativo da temperatura durante o Holoceno. Dunas fósseis quaternárias foram identificadas nas margens do Rio Negro no Estado do Amazonas por Carneiro Filho et al. (2002 e 2003). Formam campos arenosos atualmente recobertos por savana ou florestas sob clima úmido. A existência de dunas e savanas é sugestiva de paleoclima mais seco que o atual, no intervalo de transição do Pleistoceno – Holoceno. As areias formam dunas eólicas de até 35 m de altura, alinhadas na direção NE-SW. Carneiro Filho et al. (2002) realizaram datações por termoluminescência (TL) em sedimentos arenosos, obtendo idades variáveis entre 8.000 a 32.000 anos passados, atribuíveis a episódios de atividades eólicas mais intensas sob condições paleoclimáticas mais secas que as atuais. Neste estudo pretende-se analisar os sedimentos as amostras provenientes de dunas e de terraços fluviais, já datadas, para tentar diagnosticar diferentes gerações de dunas e diagnosticar sua origem eólica.

Fonte de Financiamento:

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

SALLUN,A.E.M.;SUGUIO, K.;CARNEIRO FILHO, A..Propriedades texturais de dunas fosseis quartenárias da Amazônia.In: XLIII Congresso Brasileiro de Geologia, 2006, Aracaju. Anais, 2006.p. 321-322.