Título: Metodologia automatizada para seleção de áreas para disposição de resíduos sólidos. Aplicação na Região Metropolitana de Campinas (SP).

Coordenador: Maria José Brollo (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Geotecnia e Meio Ambiente

Equipe: Maria José Brollo

Período: 1/1/1996 – 12/1/2001 (concluído)

Descrição: Projeto de capacitação – Tese de Doutoramento. Esta tese teve como objetivo geral desenvolver uma metodologia para a seleção de áreas para disposição de resíduos sólidos, apoiada em princípios e recursos de Geoprocessamento, através de um Sistema Gerenciador de Informações (SGI). Foram analisados aspectos de uso e ocupação do solo e aspectos fisiográficos do terreno que interferem na correta seleção de áreas para disposição de resíduos sólidos, considerando-se uma escala de abordagem regional (1:100.000), bem como definidos, os critérios para a associação e hierarquização dos atributos relacionados aos aspectos mencionados. Foram desenvolvidos procedimentos técnicos lógicos e ponderações com os atributos e implementados recursos tecnológicos, operacionalizados de forma concomitante, através do uso de um produto informatizado na forma de um SGI. De modo a avaliar a eficácia da metodologia, os procedimentos metodológicos e as técnicas de análise estruturadas foram aplicados a uma área teste compreendendo dezoito municípios localizados na Região Metropolitana de Campinas.

A metodologia apresentada e o SGI proposto podem ser utilizados com sucesso em diversas situações fisiográficas, tanto durante o processo de seleção de áreas para disposição de resíduos sólidos, como na etapa de disponibilização e consulta dos dados e informações obtidos. Desta forma, essa metodologia constitui um instrumento voltado ao planejamento, ao controle e ao gerenciamento ambiental. O mesmo processo utilizado para o desenvolvimento da proposta metodológica poderá ser realizado em pesquisas futuras, mediante adaptações, quando da definição da estrutura metodológica necessária a análises de maior detalhe para o licenciamento e a implantação de empreendimentos de disposição de resíduos sólidos.
Orientação: Prof. Dr. Carlos Celso do Amaral e Silva (Faculdade de Saúde Pública – USP).

Fonte de Financiamento: IG/SMA

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

BROLLO, M. J. & SILVA, M.M. – 2001. Política e gestão ambiental em resíduos sólidos. Revisão e Análise sobre a Atual Situação no Brasil. In: Anais do 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001 set 16-21; João Pessoa (PB). João Pessoa: ABES; 2001. CD-ROM.

BROLLO, M. J. – 2001. Metodologia semi-automatizada para seleção de áreas para disposição de resíduos. Contribuição aos Instrumentos de Gestão de Resíduos Sólidos. In: Anais do 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001 set 16-21; João Pessoa (PB). João Pessoa: ABES; 2001. CD-ROM.

BROLLO, M. J. – 2001. Metodologia automatizada para seleção de áreas para disposição de resíduos sólidos. Aplicação na Região metropolitana de Campinas (SP). São Paulo (SP); 2001. [Tese de Doutoramento – Faculdade de Saúde Pública da USP].