Título: Mapeamento das áreas de risco a escorregamentos e inundações nos municípios de Diadema, Rio Grande da Serra, Sorocaba, Votorantim, Mairinque e Alumínio

Coordenador: Paulo César Fernandes da Silva (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Geotecnia e Meio Ambiente

Equipe: Cláudio José Ferreira, Daniela Gírio Marchiori Faria, Denise Rossini Penteado, Gustavo Armani, Jair Santoro, Lídia Keiko Tominaga, Márcia Helena Galina, Márcia Maria Nogueira Pressinotti, Maria José Brollo, Mirian Ramos Gutjahr, Ricardo Vedovello

Período: 9/30/2004 – 5/31/2005 (concluído)

Descrição: O mapeamento de áreas de risco a escorregamentos e inundações é um dos instrumentos adequados e eficazes para a elaboração de políticas urbanas de prevenção de riscos.
Consiste em análises qualitativas de stivas de superfície, identificando os processos relacionados aos movimentos de massa e inundações/enchentes nas áreas de risco, a vulnerabilidade das ocupações e a probabilidade de ocorrência dos eventos. É realizado um zoneamento (setorização), classificando o risco em Baixo, Médio, Alto e Muito Alto. Posteriormente são indicadas as medidas mitigadoras do risco através de medidas estruturais (obras) e não estruturais (planos preventivos, remoções definitivas ou temporárias).
Desde 2004 o Instituto Geológico vem elaborando o mapeamento de áreas de risco de municípios do Estado de São Paulo, para subsidiar ações, articuladas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, na identificação e análise dos riscos associados a escorregamentos e inundações, com vistas à minimização e prevenção de acidentes e de danos aos moradores dessas áreas críticas.
Na 1ª campanha de mapeamento, efetuada no período 2004-2005, o Instituto Geológico identificou áreas de risco em seis municípios, localizados na Região de Sorocaba (Sorocaba, Mairinque, Votorantim, Alumínio) e na Região Metropolitana de São Paulo (Diadema, Rio Grande da Serra). Esses mapeamentos vêm sendo utilizados, pelos municípios, nas ações de gerenciamento e monitoramento previstos nos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC).
Além da apresentação dos resultados na forma de Relatório Técnico, destaca-se a concepção e estruturação de um sistema computacional para visualização e disponibilização de informações, denominado “Map-Risco”. O sistema foi elaborado em ambiente totalmente georeferenciado (com base em tecnologia SIG – Sistemas de Informações Geográficas), e inclui dados cartográficos básicos, mapas interpretativos (zoneamento de risco), produtos de sensoriamento remoto (imagens de satélite e fotografias aéreas) e planos de informação cadastral (malha viária urbana entre outros).

Fonte de Financiamento: CEDEC – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

MARCHIORI-FARIA, D.G.; FERREIRA, C.J.; ROSSINI-PENTEADO, D.; FERNANDES DA-SILVA, P.C.; CRIPPS J.C. 2005. Mapeamento de áreas de risco a escorregamentos e inundações em áreas habitacionais de Diadema (SP). In: CONGR. BRAS. GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 11, Florianópolis (SC), 2005. Anais (ISBN 85-7270-017-X)… ABGE, CD-ROM: p. 892-907 (OBS: trabalho gerado a partir de Mapeamento de risco a escorregamento e inundação – Convênio IG-CEDEC.)

MARCHIORI-FARIA, D.G.; FERREIRA, C.J.; FERNANDES-DA-SILVA, P.C.; PENTEADO, D.R; CRIPPS, J.C. 2006. Hazard mapping as part of civil defence preventive & contingency actions: a case study from Diadema, Brazil. In: Proceedings of the 10th IAEG CONGRESS. The Geological Society of London, 2006. Paper 154, 10p (CD- ROM).

PRESSINOTTI, M.M.N.; GUEDES, A.C.M.; FERNANDES-DA-SILVA, P.C.; SULTANUM, HH.J.; GUIMARÃES, R.G. 2007. Sistema visualizador de mapeamentos de áreas de risco (a movimentos de massa e inundações) do Estado de São Paulo. Uberlândia, MG. In: Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental, 6º, Uberlândia, MG, 4 a 6 de junho de 2007, ABGE. Anais…, CD-ROM