Título: Mapeamento das áreas de risco a escorrega escorregamentos e inundações os municípios de Ilhabela, Paraibuna, Cotia, Poá, Dumont e Jaboticabal

Coordenador: Daniela Gírio Marchiori Faria (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Geotecnia e Meio Ambiente

Equipe: Antonio Carlos Moretti Guedes, Cláudio José Ferreira, Daniela Giori Faria, Denise Rossini Penteado, Gustavo Armani, Jair Santoro, Lídia Keiko Tominaga, Márcia Helena Galina, Márcia Maria Nogueira Pressinotti, Maria José Brollo, Mirian Ramos Gutjahr, Ricardo Vedovello, Rodolfo Moreda Mendes, Rogério Rodrigues Ribeiro, Rosângela do Amaral

Período: 4/28/2006 – 10/28/2006 (concluído)

Descrição: O mapeamento de áreas de risco a escorregamentos e inundações é um dos instrumentos adequados e eficazes para a elaboração de políticas urbanas de prevenção de riscos.
Consiste em análises qualitati qualitativas de superfície, identificando os processos relacionados aos movimentos de massa e inundações/enchentes nas áreas de risco, a vulnerabilidade das ocupações e a probabilidade de ocorrência dos eventos. É realizado um zoneamento (setorização), classificando o risco em Baixo, Médio, Alto e Muito Alto. Posteriormente são indicadas as medidas mitigadoras do risco através de medidas estruturais (obras) e não estruturais (planos preventivos, remoções definitivas ou temporárias).
Desde 2004 o Instituto Geológico vem elaborando o mapeamento de áreas de risco de municípios do Estado de São Paulo, para subsidiar ações, articuladas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), na identificação e análise dos riscos associados a escorregamentos e inundações, com vistas à minimização e prevenção de acidentes e de danos aos moradores dessas áreas críticas.
Na 3ª campanha de mapeamento, efetuada no período 2006, o Instituto Geológico identificou as áreas de risco de seis municípios, localizados no Litoral do Estado (Ilhabela), na Região Metropolitana de São Paulo (Cotia, Poá) na Região de Ribeirão Preto (Dumont, Jaboticabal) e na Região do Vale do Paraíba (Paraibuna). Esses mapeamentos vêm sendo utilizados, pelos municípios, nas ações de gerenciamento e monitoramento previstos nos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC).

Fonte de Financiamento: CEDEC – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

GALINA, MH; GUEDES, ACM; MARCHIORI-FARIA, DG; SANTORO, J; RIBEIRO, RR; AMARAL, R. 2007. Análise de eventos de inundação e escorregamentos na Região Metropolitana de São Paulo: o caso dos municípios de Cotia e Poá. Santos, SP. In: 2º SIBRADEN – Simpósio Brasileiro de Desastres Naturais e Tecnológicos, Santos, SP, 9 a 13 de dezembro de 2007. Anais…, CD-ROM

AMARAL, R.; ROSSINI-PENTEADO, D.; RIBEIRO, R.R.; MARCHIORI-FARIA, D.G.; SANTORIO, J. 2007. O mapeamento de áreas de risco como instrumento para gerenciamento de desastrse naturais: exemplo no Município de Poá (SP). Natal, RN. In: Simp. Bras. Geografia física Aplicada, XII, Natal, 08 a 13 de julho de 2007. Anais…, CD-ROM.

BROLLO MJ, PRESSINOTTI MMN, ROSSINI-PENTEADO D, RIBEIRO RR, GUEDES ACM, MARCHIORI-FARIA DG, SANTORO J. 2008. Análise dos condicionantes associados às áreas de risco presentes em Ilhabela (SP). Ipojuca, PE. In: 12º CBGE – Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, Ipocuca, PE, 23 a 27 de novembro de 2008. Anais…, CD-ROM.