Título: Mapeamento da Vulnerabilidade Natural dos Aquíferos Fraturados da Região Metropolitana de Campinas (RMC)

Coordenador: Amélia João Fernandes (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Levantamentos Geológicos

Equipe: Amélia João Fernandes, Geraldo Hideo Oda, Mara Akie Iritani.

Período: 1/1/1999 – 12/1/2001 (concluído)

Descrição: O objetivo deste projeto foi a aplicação de novos métodos para o mapeamento da vulnerabilidade de aquíferos fraturados. Estes são baseados em parte nos conhecimentos da influência da tectônica rúptil cenozóica sobre a produção de poços. As atividades desenvolvidas consistiram em: atualização do cadastro de poços através de organização dos dados já levantados pelo DAEE e IG; e de complementação nos munícipios ainda não abrangidos por projetos anteriores; uniformização do cadastro de poços através de um programa de banco de dados adequado a um Sistema de Informações Geográficas (SIG); elaboração de mapa de localização de poços sobre uma base topográfica na escala 1:100.000; compilação e complementação dos mapas geológicos existentes para elaboração de uma mapa geológico para a RMC; confecção de mapa de profundidade de nível d’água para determinação da espessura da zona não saturada; elaboração de mapa de coberturas inconsolidadas, que capeiam as rochas cristalinas, e de mapas morfoestruturais; interpretação de lineamentos em imagens de radar e satélite e análise dos mesmos à luz da evolução da tectônica cenozóica para a área de estudo; confecção do mapa de vulnerabilidade natural dos aquíferos fraturados.

Fonte de Financiamento: FEHIDRO

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

INSTITUTO GEOLÓGICO/SMA & CETESB. 1998. “Mapeamento da Vulnerabilidade e Risco de Poluição das Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo – Detalhamento da Região Metropolitana de Campinas”. 1a Reunião sobre Pesquisa Ambiental na SMA. Painel e Resumo. Bol. de Res., p191.

IRITANI, M. A. 1999. Mapeamento da vulnerabilidade e risco de poluição das águas subterrâneas no Estado de São Paulo – detalhamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC). 2ª Reunião sobre Pesquisa Ambiental na SMA, São Paulo. Boletim de Resumos… Secretaria do Meio Ambiente, São Paulo, 194-198.

FERREIRA, L. M. R.; DANTAS, M. G. F.; ODA, G. H.; IRITANI, M. A.; CASARINI, D. C. P. 2000. Mapeamento da Vulnerabilidade e Risco de Poluição das Águas Subterrâneas na Região Metropolitana de Campinas, SP. I Congresso Mundial Integrado de Águas Subterrâneas, (11º ABAS e 5º ALHSUD). Fortaleza, CE, Brasil. Boletim de Resumos, p258.

FERREIRA, L. M. R.; DANTAS, M. G. F.; ODA, G. H.; IRITANI, M. A.; CASARINI, D. C. P. 2000. Mapeamento da Vulnerabilidade e Risco de Poluição das Águas Subterrâneas na Região Metropolitana de Campinas, SP. I Congresso Mundial Integrado de Águas Subterrâneas, (11º ABAS e 5º ALHSUD). Anais…Subterrâneas. Fortaleza, CE, Brasil (CD-ROOM). 21p.

FERNANDES, A.J.; LIMEIRA, C. 2002. Coberturas cenozóicas e neotectônicas na borda da Bacia do Paraná, região de Campinas, SP. In: SBG, Congr. Bras. Geol, 41, Anais.

FERNANDES, A. J.; ODA, G. H.; IRITANI, M. A.; HIRATA, R. C. A. 2002. Vulnerabilidade Natural de Aqüíferos Fraturados Pré-Cambrianos da Região Metropolitana de Campinas. 5a Reunião sobre Pesquisa Ambiental na SMA. Boletim…SMA, São Paulo, p113;