Título: Evolução quaternária das cimeiras do Brasil do Sudeste: o Planalto de Campos do Jordão.

Coordenador: May Christine Modenesi (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Geomorfologia do Estado de São Paulo

Equipe: May Christine Modenesi, Silvio T.Hiruma, Terezinha S.Melhem, C.Ricomini, Fernado C.Fittipaldi

Período: 1/1/1995 – 1/1/2000 (concluído)

Descrição: Projeto temático interinstitucional (Instituto Geológico/Instituto de Botânica) que visa reconstituir a evolução paleoclimática e paleoecológica de uma das cimeiras do Brasil de Sudeste, o planalto de Campos do Jordão. A abordagem integra métodos geológicos, geomorfológicos e palinológicos, com a finalidade de identificar variações climáticas e eventuais controles tectônicos na evolução da paisagem do planalto. O reconhecimento dos quadros climáticos e de vegetação que se sucederam durante o Quaternário é importante para o conhecimento da estrutura e dinâmica do ecossistema da montanha tropical e para o entendimento da evolução quaternária das cimeiras do sudeste do Brasil.

Fonte de Financiamento: FAPESP

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

MODENESI-GAUTTIERI, M.C. 1996. As Cimeiras diferenciadas da Mantiqueira, dos Campos do Jordão ao Maciço do Itatiaia. Colúvios das baixas vertentes. Sociedade e Natureza, 3 (15): 45-50.

MODENESI-GAUTTIERI, M.C.; HIRUMA, S.T.; RICCOMINI, C. 1997. Morfotectônica dos altos Campos de São Francisco (Planalto de Campos do Jordão – SP). In: Simpósio de Geologia do Sudeste, 5, Penedo, RJ. Atas, SBG/ABGE, p. 77 – 79.

MODENESI-GAUTTIERI, M.C.; HIRUMA, S.T.; RICCOMINI, C. 1997. Geomorphological evolution and tectonic reactivation in a tropical plateau (Campos do Jordão, SE Brasil). In: International Conference on Geomorphology, 4, Bologna (Italia), Supplement di Geografia Fisica e Dinamica Quaternaria, Supplemento III (Tomo 1) , p. 278.

MODENESI-GAUTTIERI, M.C. 2000. Hillslope deposits and the Quaternary evolution of the altos campos – Serra da Mantiqueira, from Campos do Jordão to the Itatiaia Massif. Revista Brasileira de Geociências 30 (3): 504-510.

MODENESI-GAUTTIERI, M.C.; HIRUMA, S.T.; RICCOMINI, C. 2002. Morphotectonics of a high plateau on the northwestern flank of the Continental Rift of southeastern Brazil. Geomorphology, v.43, n.3, p.257 – 271.