Título: Estudo Hidrogeológico entre Indaiatuba e Capivari para o Gerenciamento dos Recursos Hídricos Subterrâneos dos Sistemas Aqüíferos Tubarão e Cristalino – Fase 1

Coordenador: Geraldo Hideo Oda (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Recursos Hídricos Subterrâneos e Meio Ambiente

Equipe: Geraldo Hideo Oda; Sibele Ezaki; Mara Akie Iritani; Cláudia Luciana Varnier; Élcio L. Silveira (DAEE)

Período: 9/1/2005 – 12/31/2007 (em andamento)

Descrição: A região de Indaiatuba apresenta crescente demanda de água subterrânea, decorrente do crescimento populacional, da expansão industrial constatada pela instalação de novas unidades, e da ampliação do mercado imobiliário com seus inúmeros loteamentos urbanos e chácaras de lazer. Indaiatuba e Monte Mor, inseridos na Região Metropolitana de Campinas, apresentaram uma das maiores taxas de crescimento populacional no período de 1991/2000 da UGRHI 5 (Irrigart 2004), estimulando o processo de urbanização. Salto, com aproximadamente 100.000 habitantes, tem também se tornado um núcleo urbano expressivo influenciado pelo crescimento econômico no eixo entre a Região Metropolitana de Campinas e Sorocaba.
A água subterrânea dos aqüíferos Tubarão e Cristalino, existentes nesta região, não é mais considerada com fonte alternativa de abastecimento e a procura por este recurso intensificou-se na última década passando a constituir fator condicionante (ou limitante) para o estabelecimento de determinadas atividades (industriais, agrícolas, lazer etc.), desenvolvimento econômico e bem-estar social. Alia-se a isso, o fato de corpos d’água considerados mananciais de abastecimento público encontrarem-se em situação de degradação, com registros de perda de qualidade e conseqüente diminuição do potencial de aproveitamento.
Municípios como Elias Fausto e Rafard são totalmente dependentes da água subterrânea, em especial do Aqüífero Tubarão, para o abastecimento público. A falta de conhecimento do comportamento dos aqüíferos Tubarão e Cristalino nestas regiões dificulta o planejamento para o uso racional, a proteção de áreas de recarga e a identificação de áreas críticas em relação à qualidade da água subterrânea.
Este cenário aponta para a necessidade de estudos hidrogeológicos que sirvam de base para a identificação de áreas críticas que necessitem de instrumentos e ações que visem a proteção das águas subterrâneas de forma a garantir seu uso pelas gerações futuras.
Nesse sentido, este trabalho deverá trazer junto ao avanço no conhecimento hidrogeológico da região, contribuições para ações de proteção e uso racional dos recursos hídricos subterrâneos.

Fonte de Financiamento: IG/SMA

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

VARNIER, C.L.; ODA. G.H.; IRITANI, M.A.; SILVA, A.H.; SILVEIRA, E.L. 2005. Caracterização Hidrogeológica Preliminar do Sistema Aquífero Tubarão em Rafard e Capivari-SP> In: ABAS, Encontro Nacional de Perfuradores de Poço, 2 / Simp. Hidrog. Sudeste, 2, Ribeirão Preto, CD-ROM, 14 p.

ODA, G.H.; EZAKI, S.; VARNIER, C.L.; IRITANI, M.A. 2006. Aspectos Hidrogeológicos da Região de Indaiatuba-SP: Avaliação estatística preliminar de dados de poços tubulares profundos. In: ABAS, Congr. Bras. Águas Subterrâneas, 14, Anais (CD-ROM), 16p.

EZAKI, S.; ODA, G.H.; IRITANI, M.A.; SILVEIRA, E.L. 2006. Discussão sobre a necessidade de uniformizaçõ de relatórios de poços tubulares profundos no Estado de São Paulo. In: SBG/Núcleo Bahia-Sergipe, Congr. Bras. Geol., 43, Anais, p.208.

EZAKI, S.; ODA, G.H; IRITANI, M.A.; SILVEIRA, E. L. Discussão Sobre a Necessidade de Uniformização dos Relatórios de Poços Tubulares Profundos no Estado de São Paulo. In: SBG, Congr. Bras. Geol., 43, Aracajú, 2006 / Silva, M.G.; Franca-Rocha, W.J.S (org.). Coletânea de Trabalhos Completos (CD-ROM), SBG, Salvador , p.143-145, 2008.. ISBN 978-85-99198-07-0.