Título Projeto: Estudo de campos experimentais de monitoramento de variáveis climáticas e geotécnicas para implantação de sistemas de alerta para escorregamentos no Estado de São Paulo.

Coordenador: Rodolfo Moreda Mendes

Programa: Geotecnia e Meio Ambiente

Equipe: Rodolfo Moreda Mendes (Coordenador), Jair Santoro, Daniela G. M. Faria

Período: até maio de 2014

Descrição: O estudo pretende determinar parâmetros geotécnicos e climáticos para cada tipo de solo para fomentar o estudo de análises de estabilidade de taludes em áreas urbanas, a partir da instalação de estações de leituras telemétricas em três locais, em São José dos Campos, Ubatuba e Campos do Jordão. Assim serão obtidos dados relativos à quantidade de chuvas e sua relação com o grau de saturação do solo e a perda da estabilidade, associando-se à escorregamentos de encosta. Pretende ainda, estabelecer níveis críticos de alerta a partir do estudo das variáveis climáticas e geotécnicas, contribuindo para a definição de critérios e procedimentos de instalação de equipamentos de monitoramento em áreas de risco.

A pesquisa tem como objetivo aprimorar os critérios técnicos atualmente utilizados nos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC), no Estado de São Paulo.

Fonte de Financiamento: FAPESP

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho.