Título: Estudo das Propriedades Geotécnicas de Solos Não Saturados e suas Correlações com Métodos Geofísicos em Áreas Susceptíveis a Movimentos de Massa

Coordenador: Rodolfo Moreda Mendes (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Geotecnia e Meio Ambiente

Equipe: Rodolfo Moreda Mendes, Fernando A.M. Marinho (POLI/USP – Orientador), Renato Prado (IAG/USP), Carlos A. Mendonça (IAG/USP)

Período: 3/1/2005 – (em andamento)

Descrição: Projeto de Capacitação – Tese de Doutorado em desenvolvimento na área de Engenharia de Solos (Geotecnia Ambiental) pela POLI/USP. O objetivo do projeto é estudar as propriedades geotécnicas de solos não saturados ocorrentes em áreas suscetíveis a movimentos de massa, com o intuito de estabelecer correlações entre tais propriedades e dados obtidos a partir de utilização de três métodos geofísicos: sísmica de refração, sondagem elétrica e de radar penetrante no solo (GPR). O estudo das propriedades geotécnicas dos solos não saturados será efetuado através de uma abordagem macro e micromorfológica, buscando estabelecer a relação existente entre a água presente nos poros e seus parâmetros de resistência ao cisalhamento. Os procedimentos e técnicas necessários para esse estudo permitirão identificar diferenciações nos horizontes do solo quanto à microestrutura e porosidade e caracterizar seu comportamento físico-hídrico. Espera-se que o estabelecimento das correlações entre tais propriedades e os métodos geofísicos venha contribuir para o melhor entendimento dos agentes e fatores responsáveis pela deflagração dos movimentos de massa. Os resultados desta pesquisa poderão ainda indicar áreas prioritárias para o monitoramento das variáveis climatológicas e geotécnicas, podendo fornecer apreciáveis subsídios para um futuro aperfeiçoamento dos parâmetros técnicos utilizados em Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC).

Fonte de Financiamento: FAPESP

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

MENDES, R.M., ORLANDO, P.D.G., MARINHO, F.A.M. 2006. Propriedades geotécnicas de solos residuais não saturados da Serra do Mar. In: XIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Curitiba-PR. Anais, CD-ROM.

MENDES RM, MARINHO FAM (2008) Avaliação de um perfil de solo residual da serra do mar por porosimetria. Ipojuca, PE. In: 12º CBGE – Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, Ipojuca, PE, 23 a 27 de novembro de 2008. Anais…, CD-ROM.

MENDES, R.M.; MARINHO, F.A.M.; PRADO, R.L. 2008. Uso de método não invasivo para o monitoramento do teor de umidade em encostas. XIV Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Búzios-RJ.