Título: Avaliação dos Recursos Hídricos Subterrâneos: Ocorrência e Explotação – Folha de Salto de Pirapora – SP (1:50.000)

Coordenador: Geraldo Hideo Oda (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Recursos Hídricos Subterrâneos e Meio Ambiente

Equipe: Geraldo Hideo Oda, Sueli Yoshinaga, Mara Akie Iritani, Ricardo César Aoki Hirata, Seiju Hassuda, Silvana Aparecida Peres de Castro.

Período: 1/1/1987 – 1/1/1989 (concluído)

Descrição: A Folha de Salto de Pirapora (1:50.000) localiza-se a sudoeste de Sorocaba, na região centro-leste do Estado de São Paulo. O clima é tropical úmido com temperaturas médias máximas e mínimas entre 28ºC e 10ºC e o total pluviométrico ultrapassa 1.100 mm/ano. A geologia é marcada por rochas do Embasamento Cristalino, compreendendo os Grupos São Roque e Açungui e sedimentos do Grupo Tubarão. As estruturas tectônicas mais significativas na área são as falhas de Taxaquara e Pirapora, ambas de direção NE. Os poços do Sistema Aqüífero Cristalino apresentaram melhores valores de capacidade específica média (0,60 m3/h/m), seguido dos poços do Tubarão (0,13 m3/h/m). Os poços mistos apresentaram capacidade específica média de 0,41 m3/h/m. Os Sistemas Aqüíferos Tubarão e Cristalino apresentaram águas dos tipos bicarbonatada cálcica e bicarbonatada sódica, respectivamente. Os baixos valores de STD (sólidos totais dissolvidos) e de condutividade elétrica, bem como os de ITB (índice de troca de base), indicam curto tempo de residência. As águas subterrâneas apresentam-se, de um modo geral, com elevado potencial corrosivo. As águas obedecem aos padrões de potabilidade e não apresentam restrições quanto ao uso humano e agropecuário. Os valores positivos das análises bacteriológicas demonstram a falta de manutenção e proteção sanitária dos poços tubulares, fazendo-se necessária a adoção de medidas que sanem os problemas apresentados.

Fonte de Financiamento: IG/SMA

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

ODA, G. H.; YOSHINAGA, S.; IRITANI, M. A.; HASSUDA, S.; CASTRO, S. A. P.; HIRATA, R. C. A. – 1990 – Hidrogeologia da Folha de Salto de Pirapora (SP), Escala 1:50.000. 6º Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, Porto Alegre, RS, p. 164 – 173.