Título: As células de deriva litorânea e a erosão nas praias do Estado de São Paulo.

Coordenador: Célia Regina de Gouveia Souza (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Geotecnia e Meio Ambiente

Equipe: Célia Regina de Gouveia Souza

Período: 1/1/1991 – 1/1/1997 (concluído)

Descrição: Projeto de capacitação – Tese de Doutoramento desenvolvida na área de Geologia Sedimentar pelo Instituto de Geociências – USP.
O trabalho compreendeu o estudo morfotextural das principais praias do Estado de São Paulo, entre os municípios de Ilha Comprida e Ubatuba, visando a identificação das células deriva litorânea e o diagnóstico dos processos erosivos costeiros e de suas causas prováveis. Foram lenvantados 348 perfis de amostragem, no inverno de 1992 e no verão de 1993, com a coleta de três amostras em cada perfil e de dados morfológicos da pós-praia, da antepraia e da face litorânea. Para a identificação das células de deriva litorânea e dos processos de erosão costeira foram empregados três métodos de estudo, a saber: (a) Método do Sensoriamento Remoto – análise de fotografias aéreas de várias épocas e escalas e imagens de satélite em papel; (b) Método de TAGGART & SCHWARTZ- modificado – baseado na análise das variações dos parâmetros texturais (diâmetro médio, desvio padrão e curtose) e morfológicos (largura e inclinação) das praias; (c) Método de McLAREN – baseado na análise de parâmetros texturais (diâmetro médio, desvio padrão e assimetria).

As causas dos processos erosivos na costa paulista foram relacionadas a fatores naturais, como a dinâmica de circulação costeira e a elevação atual de nível relativo do mar, e a fatores antrópicos, ressaltando-se a destruição de dunas e depósitos marinhos holocênicos, a extração de areia das praias e a construção de estruturas rígidas paralelas e transversais à linha de costa.
Orientação: Prof. Dr. Kenitiro Suguio (Instituto de Geociências-USP).

Fonte de Financiamento: FAPESP, CAPES e CNPq

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

SOUZA, C. R. de G. & SUGUIO, K. – 1995. Processos erosivos no litoral de São Paulo: um risco crescente. In: ABGE/UNESP/Simpósio Nacional de Controle de Erosão, 5, Bauru, SP. Anais e Boletim de Campo, p. 471-474.

SOUZA, C. R. de G. & SUGUIO, K. – 1995. Coastal erosion along the State of São Paulo. In: LOICZ-1995, Scientific Meeting, São Paulo, Brazil. Program and Abstracts, p. 51-52.

SOUZA, C. R. de G. & SUGUIO, K. 1996. Processos erosivos na costa de São Paulo. In: SBG/Congresso Brasileiro de Geologia, 39, Salvador, BA. Anais, v. 4, p. 398-401.

SOUZA, C. R. de G. & SUGUIO, K. – 1996. Coastal erosion and beach morphodynamics along the state of São Paulo (SE Brazil). An. Acad. Bras. Ci., 68(3): 405-424.

SOUZA, C. R. de G. – 1997. As Células de Deriva Litorânea e a Erosão nas Praias do Estado de São Paulo. Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, São Paulo . Tese de Doutoramento, 2 volumes (Texto e Anexos).

SOUZA, C. R. de G. & SUGUIO, K. 1998. Método morfo-sedimentológico para a identificação de células de deriva litorânea. Geosul, Florianópolis, SC. Edição Especial, 14 (27): 243-247.

SOUZA, C. R. de G. – 1999. Efeitos e causas da erosão costeira no litoral de São Paulo. In: ABEQUA/Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 7, Porto Seguro, BA. Anais (CD-ROM).

SOUZA, C.R.G. 2007. Avaliação Preliminar de Biotraçadores de Transporte Costeiro em Praias Arenosas Oceânicas. Belém, PA. In: XI Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA, Belém, PA, 4 a 11 de novembro de 2007. Anais…, CD-ROM

SOUZA, C.R.G. & BARBOSA, FO. 2007. Taxas de Recuo da Praia do Gonzaguinha (São Vicente-SP) no Período de 1962 a 2001, Baseadas em Fotografias Aéreas. Belém, PA. In: XI Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA, Belém, PA, 4 a 11 de novembro de 2007. Anais…, CD-ROM

SOUZA, C.R.G. 2007. Atualização do Mapa de Risco à Erosão Costeira para o Estado de São Paulo. Belém, PA. In: XI Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA, Belém, PA, 4 a 11 de novembro de 2007. Anais…, CD-ROM

SOUZA, C. R. de G. 2007. Determination of net shore-drift cells based on textural and morphological gradations along foreshore of sandy beaches. Journal of Coastal Research. 16-20/04/2007. Special Issue 50, p. 620-625.