Título: Análise morfodinâmica das vertentes da Serra do Juqueriquerê em São Sebastião, SP

Coordenador: Lídia Keiko Tominaga (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Geotecnia e Meio Ambiente

Equipe: Lídia Keiko Tominaga

Período: 1/1/1995 – 1/1/2000 (concluído)

Descrição: Projeto de capacitação – Dissertação de Mestrado desenvolvida na área de Geografia Física – Geomorfologia pelo Departamento de Geografia – FFLCH – USP.
Este projeto foi desenvolvido em área localizada no setor norte do município de São Sebastião que abrange os bairros de São Francisco da Praia e Pontal da Cruz, com o objetivo de caracterizar o comportamento morfodinâmico e as interações do meio físico com a ação modificadora do homem, por meio da análise geomorfológica. A área foi analisada quanto ao potencial de instabilização (fragilidade), com base na carta geomorfológica e na correlação dos fatores naturais e antrópicos envolvidos, fornecendo subsídios ao planejamento físico-territorial. O mapa geomorfológico constitui o produto principal deste projeto, elaborado a partir da análise e interpretação de fotos aéreas e complementado com as observações de campo. Este mapa contém as unidades morfoesculturais e as unidades morfológicas ou padrões de formas semelhantes, os tipos de vertentes, os depósitos de material detrítico das vertentes e das planícies, as formas de processos morfodinâmicos atuais e/ou recentes e as formas antrópicas. O mapa geomorfológico, assim elaborado, permite visualizar, ao mesmo tempo, os componentes do relevo individualmente e no seu conjunto, tornando-se um instrumento de análise e síntese do relevo.
Orientação: Prof. Dr. Jurandir L. S. Ross (Departamento de Geografia – FFLCH/USP).

Fonte de Financiamento: IG/SMA

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

TOMINAGA, L. K. – 2000. Análise Morfodinâmica das Vertentes da Serra do Juqueriquerê em São Sebastião, SP. Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo. Dissertação de Mestrado, 162 p.