http://igeologico.sp.gov.br

01/05/11 00:00

Análise mineralógica de sedimentos paleolagunares da Juréia, SP

Título: Análise mineralógica de sedimentos paleolagunares da Juréia, SP

Coordenador: Alethéa Ernandes Martins Sallun (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Levantamentos Geológicos

Equipe: Alethéa Ernandes Martins Sallun (IG), José Maria Azevedo Sobrinho (IG), Paulo Gianinni (IGc-USP), Bruna Catarino Xavier (IG/IGc-USP), Cristiane Labre de França e Andrade Roberto (IG/IGc-USP).

Período: 04/08/2010 – 21/03/2014 (concluído)

Descrição: Sedimentos paleolagunares da Juréia (SP) foram estudados a partir de testemunhos de sondagens executadas no âmbito do projeto de pesquisa “ESTAÇÃO ECOLÓGICA JURÉIA-ITATINS (SP): FLUTUAÇÕES DE NÍVEIS MARINHOS ABAIXO DO ATUAL NO HOLOCENO” (PROCESSO SMA 40.567/2007), finalizado em março/2010. No estudo realizado, foi reconhecida uma ampla gama mineralógica que ocorre nas frações areia fina e areia muito fina de sedimentos paleolagunares provenientes de testemunhos de sondagem na região da Juréia. Porém, foram analisadas amostras a cada 10 cm de profundidade ao longo do testemunho de sondagem, que foi recuperado com 5,79 m de amostragem contínua. Devido a diversidade de conteúdo mineralógico e a presença de minerais raros e nunca descritos na região de Juréia, é necessário um reconhecimento aprofundado do conteúdo mineralógico encontrado para localização de área-fonte e ocorrência temporal destes minerais de ocorrência restrita e de alto valor econômico.

Fonte de Financiamento: IG/SMA

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho.

SALLUN, A. E. M. ; AZEVEDO SOBRINHO ; GIANNINI, P. C. F. ; XAVIER, B.C. ; ROBERTO, C. L. F. A. Analise mineralógica de sedimentos paleolagunares da Jureia, Sao Paulo – Brasil. In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia e 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, 2012, Santos. Anais. São Paulo: SBGeo, 2012.