Título: Ambientes geradores dos sedimentos da Bacia Eleutério

Coordenador: Antônio Luiz Teixeira (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Levantamentos Geológicos

Equipe: Antonio Luis Teixeira

Período: 1/1/1990 – 12/1/1995 (concluído)

Descrição: Projeto de capacitação – Dissertação de Mestrado desenvolvida na área de Geologia Sedimentar pelo Instituto de Geociência/USP.
A área de estudos localiza-se a nordeste de Itapira (SP) e nas proximidades de Jacutinga (MG). O objetivo central da pesquisa foi o estudo dos ambientes deposicionais dos sedimentos da Bacia Eleutério, sendo que os estudos tectônicos subsidiaram as reconstruções paleotectônicas e paleoambientais.
Os métodos empregados envolveram: (1) análise de fácies sedimentares e de sistemas deposicionais incluindo detalhada análise de paleocorrentes para a determinação das áreas fonte dos detritos; e (2) análise estrutural e tectônica com determinação dos vetores máximos de compressão e extensão associados aos eventos de deformação rúptil.
A pesquisa mostrou grandes avanços no que diz respeito a vários aspectos, tais como: controle exercido pelas movimentações da zona de cisalhamento de Jacutinga sobre a sedimentação e deformação dos depósitos que constituem a Bacia Eleutério; as condições tectônicas em que se deu a inversão e deformação da bacia e as estruturas tectônicas produzidas, bem como os paleoesforços associados; modelo regional da evolução sedimentar de bacias similares.
Dissertação de Mestrado orientada pelo Prof. Dr. Setembrino Petri, do IG/USP.

Fonte de Financiamento: FAPESP

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

TEIXEIRA, A. L. & PETRI, S. 1993. Tectônica e sedimentação da Bacia Eleutério (Eopaleozóico?), Sudeste do Brasil. In: SIMP. INTERN. DEL NEOPROTEROZOICO-CAMBRICO DE LA CUENCA DEL PLATA, 1. La Paloma-Minas, 1993. Resumenes Extensos…Montevideu, DINAMIGE-Fac. Agron. Tomo I, res. 17.

TEIXEIRA, A. L. 1995. Ambientes geradores dos sedimentos da Bacia Eleutério. São Paulo. 132p. (Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo).

TEIXEIRA, A. L. & PETRI, S. 1995. Evolução sedimentar e tectônica da Bacia Eleutério. In: SIMP. GEOL. SUDESTE, 4. Águas de São Pedro, 1995. Boletim de Resumos…Águas de São Pedro, SBG/NSP-NRJ/ES. p. 59.

TEIXEIRA, A. L. 1996 Ambientes deposicionais da bacia eopaleozóica de Eleutério (SP-MG). Anais da Academia Brasileira de Ciências. 68 (4): 601.